Os golpes em condomínios além de mais comuns, estão cada vez mais planejados e fáceis de se cair para uma pessoa desatenta. Vamos falar sobre os golpes que mais acontecem nesse período de pandemia, e também sobre como evitá-los para que todos tenham ainda mais segurança.
Golpe do falso hóspede
Este golpe consiste em um suposto morador pedindo para liberar a entrada de um visitante, dizendo que passará alguns dias em sua casa e ele já possui a chave do apartamento. Os golpistas passa um número falso de RG para tentar deixar tudo mais realista.
Nesse e outras ocasiões, não devemos aceitar qualquer liberação de visitantes por telefone, e caso o seu síndico permita esse tipo de liberação, converse com ele para passar a proibi-la. Utilize sempre o interfone ou aplicativo do condomínio.
Golpe do falso agente de polícia
Este tipo de armadilha viralizou durante um tempo em grupos do WhatsApp. Os golpistas se passam por agentes da polícia e fingem que pretendem fazer uma vistoria em algum apartamento. Depois que conseguem o acesso, eles rendem o porteiro e o usam de refém para acessar algumas unidades.
É preciso sempre informar o morador do apartamento que irá se vistoriado antes de permitir a entrada. É possível que exista algum procedimento neste tipo de caso, o ideal é sempre confirmar com um superior (no caso geralmente o síndico) sobre o que fazer. Além disso, verifique o mandato, o uniforme, se há uma viatura e até mesmo ligar para a polícia para averiguar a veracidade do pedido.
Golpe do falso agente da dengue
Neste golpe, duas pessoas estão disfarçadas com crachá se passam por agentes da dengue para ter acesso dentro do condomínio.
Para se proteger deste golpe é relativamente simples. Estas visitas são agendadas, o que significa que se aparecem sem data marcada, o porteiro deve ligar para a polícia imediatamente.
Golpe do falso entregador
O assaltante rende um entregador que está indo fazer a entrega para um apartamento, e depois que consegue acesso ao condomínio rende o próprio morador.
Para evitar esse tipo de golpe, é sempre recomendado que o morador receba o pedido na portaria, negando o acesso ao condomínio para o golpista.
Golpe da garagem
Com certeza um dos mais comuns que acontecem dentro dos condomínios. Os assaltantes colocam o carro na garagem e esperam o porteiro vir abrir para depois iniciarem a tentativa de assalto.
A melhor forma de garantir a segurança contra este golpe, é proibindo o porteiro que abram a garagem, fazendo com que os moradores entrem apenas com o controle ou tag.
Esperamos que todos se mantenham alertas em seus condomínios, manter a segurança deve ser a prioridade número um de todos!