O minimercado em condomínios vem ganhando cada vez mais espaço como uma solução prática e conveniente para os moradores.
Além de oferecer comodidade, segurança, acessibilidade e agilidade na compra de produtos básicos e de primeira necessidade, o minimercado também pode ser uma importante fonte de renda para o condomínio, contribuindo para a manutenção e melhoria das instalações e equipamentos comuns.
O diretor da Associação Brasileira de Franchising, Rogério Gabriel, explica que as pessoas começaram a investir mais no seu conforto dentro de casa e os minimercados acompanham essa mudança de comportamento.
Neste post vamos entender como funciona um minimercado em condomínios, os seus benefícios e como realizar a sua implementação.
Como funciona um minimercado no condomínio?
O modelo de minimercado é totalmente autônomo, isso significa que o condomínio não precisa ter funcionários trabalhando no caixa, no estoque ou operadores no local.
Eles seguem o modelo “Honest Market” e as compras são feitas diretamente pelo próprio morador, sem a intermediação de uma equipe de atendimento.
Esse modelo é baseado na honestidade porque todo o processo de compra e pagamento é feito com base na confiança. Os moradores do condomínio acessam o local, escolhem os produtos desejados e registram as compras em um aplicativo de pagamento.
Quais são as vantagens de um minimercado no condomínio?
A ideia desses pequenos comércios não é de substituir os mercados maiores ou se tornar a única opção de compra para os locais, mas sim de criar uma alternativa mais prática, segura e conveniente, sendo possível encontrar diferentes tipos de produtos à porta de casa (fonte: Fasterm).
Ter um minimercado dentro de um condomínio traz muitas vantagens para os moradores. Veja algumas delas:
Praticidade
Com o minimercado, os moradores podem realizar suas compras de produtos de primeira necessidade sem precisar sair do local. Isso garante mais tempo livre e conveniência para os moradores.
Segurança
Os moradores não precisam se preocupar com deslocamentos a outros lugares para realizarem as suas compras. Isso garante uma maior segurança para todos, especialmente em períodos de horários noturnos ou dias de mau tempo.
Renda extra para o condomínio
Alguns tipos de empresas que fornecem esse tipo de serviço dentro dos condomínios não cobram custos de instalação e o valor arrecadado pode ser uma renda extra e ser revertido para benfeitorias no condomínio.
Como implementar um minimercado dentro de um condomínio?
Implementar um minimercado dentro de um condomínio pode ser um desafio, mas também pode trazer muitos benefícios para os moradores e para o condomínio como um todo.
Veja alguns fatores essenciais para considerar (fonte: Fasterm):
- definir bem o local e acesso do estabelecimento;
- estabelecer regras sobre a gestão da loja;
- definir se o espaço será operado por conta própria, aluguel a terceiros ou por meio de uma franquia especializada;
- certificar sobre os termos legais de funcionamento, tais como alvará, documentação, vigilância sanitária, bombeiros, dentre outros;
- estabelecer regras de funcionamento e acesso;
- controlar aluguel, taxas e responsabilidade dos gestores;
- criar políticas de uso e conservação do local por todos.
Além desses fatores, é necessário que haja uma assembleia e tenha a aceitação da maioria dos moradores, sendo no mínimo dois terços de aprovação.
Para que seja garantido o sucesso desse tipo de estabelecimento é importante conhecer a legislação local, entender o que estipula o Regimento Interno, escolher um espaço adequado, reunir uma equipe engajada, escolher os produtos certos, definir as regras e treinar os moradores.
A Exacto tem quase 30 anos de experiência em Gestão de Condomínios. Oferecemos diversos serviços para os nossos parceiros e clientes, tais como Advocacia Especializada, Gestão Financeira, Gestão Pessoal, Gestão de Inadimplência, Síndico Profissional e outros serviços.
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