O que fazer quando o síndico desrespeita o morador?

Você provavelmente já deve ter ouvido algum caso de desrespeito de um síndico com um morador. Em alguns condomínios, esse desrespeito se torna uma atitude “normal” por falta de uma ação efetiva tomada pelos moradores.

Para isso nunca acontecer, vamos te dar uma pequena ajuda sobre os melhores caminhos para lidar com essa situação, até mesmo nas situações mais sérias.

Desrespeito x Inconveniência

Primeiro de tudo precisamos falar que nem tudo é desrespeito. Claro que não podemos generalizar e simplesmente ignorar quando alguém é atacado, desvalorizado ou humilhado, e por isso vamos tentar traçar uma linha entre essas duas coisas.

Se você estiver com dúvida se algo que o síndico estiver falando ou fazendo é desrespeitoso, confira se ele está agindo de acordo com o regimento interno. Ele é obrigado a agir de forma coerente e ética segundo as normas do próprio condomínio, então não podemos atribuir qualquer tipo de rótulo quando ele está apenas fazendo seu trabalho, por mais que as vezes seja inconveniente.

Dito isto, existem algumas atitudes que o síndico não deve fazer em hipótese algumas, principalmente se ferir a honra de algum condômino. Por exemplo, não se deve divulgar situações pessoais que cheguem a humilhar ou depreciar um morador se não é absolutamente necessário os outros saberem. A chave é ter bom senso e empatia.

Fui vítima de desrespeito, e agora?

Simplificando, existem três formas de lidar com a situação, cada uma recomendada de acordo com o grau de seriedade que a situação com o condômino aconteceu.

A primeira é a destituição do síndico. Se um quarto dos moradores se reunirem em assembleia para discutir o comportamento do síndico, e optarem pela destituição, ele deve deixar o cargo. Isso pode acontecer principalmente com aquele síndico autoritário, que de uma forma ou de outra está abusando do seu poder para benefício próprio.

Outra forma de lidar com a situação é iniciar um processo causado por danos morais. Isso é muito comum em casos em que a honra do morador é diretamente atacada. Esses casos podem ser mais sérios, e justamente por isso devem ter uma ação que compense por esse dano que o síndico infligiu.

Por último, o mais extremo dos casos é fazer um boletim de ocorrência. Essa medida é tomada quando um caso de violência física acaba acontecendo, por exemplo. É uma atitude muito mais drástica, mas que é mais que necessária em algumas situações.

Bom senso e postura são essenciais

O desrespeito acontece principalmente por um motivo: falta de bom senso e postura.

Devemos sempre lembrar que em um cargo onde lidamos com pessoas, é normal errarmos e cometermos ações equivocadas, mas não existe nenhuma justificativa quando alguém ataca diretamente uma pessoa.

A empatia e ética devem serem mantidas, independente da situação.

Deixe um comentário

Receba em seu e-mail todas as novidades e dicas especiais para o seu condomínio