O síndico tem um papel fundamental dentro dos condomínios. Ele é responsável por toda a gestão, convocar assembleias, fazer a cobrança dos inadimplentes, entre outros. Por isso, escolher com sabedoria a pessoa ideal para exercer essa função é difícil, e muitas vezes não sabemos por onde começar.
As vezes estamos tão acostumados com a ideia do síndico ser também um morador, que esquecemos a possibilidade de contratar um síndico profissional. Não que o síndico morador seja pior, suas abordagens muitas vezes são diferentes e podem se encaixar melhor em determinadas situações.
Iremos abordar brevemente as vantagens de cada um deles na gestão do seu condomínio, para que assim você consiga escolher a pessoa mais adequada para exercer a função.
Síndico Morador
A principal vantagem do síndico morador é a facilidade de contato que você possui, até mesmo na hora de encontrar o candidato, afinal ele é residente do seu condomínio.
Agora na parte de resolução de problemas, o síndico morador possui geralmente uma noção mais acertada sobre os principais problemas do condomínio. Por também ser morador, ele acaba conhecendo melhor todos os espaços, o que é uma parte fundamental na resolução de problemas e na sugestão de melhorias.
Esse constante contato que o síndico morador possui com as pessoas, faz com que ele compreenda melhor as reais necessidades de todos, podendo tomar ações mais específicas como forma de trazer mais satisfação para os moradores.
E para finalizar, normalmente o síndico morador não recebe um salário tão alto quanto o síndico profissional. Alguns condomínios optam por realizar o pagamento através de remuneração, e outros de forma indireta por meio da isenção da taxa condominial.
Síndico Profissional
No caso do síndico profissional, a sua principal diferença está na formação, por ter estudado e feito cursos específicos para estar mais preparado para esta função. E muitas vezes, eles já são administradores ou gestores, o que traz uma grande bagagem com diversas experiências, além das habilidades específicas para realizar suas tarefas e realizar o seu trabalho de forma mais direta.
Outras vantagem é o distanciamento crítico que o síndico profissional possui para lidar com situações mais sensíveis, principalmente em assuntos que é preciso mais racionalidade. Os vínculos afetivos são importantes, porém muitas vezes eles podem prejudicar o julgamento em determinadas situações.
Por não estar convivendo sempre no condomínio, é mais corriqueiro o síndico profissional propor novas soluções, aumentando a sua habilidade na resolução de conflitos. Isso também acontece por ter uma atenção e energia mais focados na raiz dos problemas, o que é possível por causa dos seus estudos na área.
Qual a melhor opção?
Como foi falado anteriormente nesta postagem, cada um deles tem seus pontos fortes que podem ser mais adequados para um condomínio do que outro. Apesar de ter a mesma função, suas abordagens serão diferentes, mas é preciso que ele tenha responsabilidade, seriedade, conhecimento, dedicação e empenho para cumprir sua rotina com maestria. Conhecimentos jurídicos, de gestão pessoal e financeira são fundamentais para que seja possível exercer a função de forma exemplar.
Além disso, se no seu condomínio foi optado por um síndico profissional, então toda a parte de escolha e contratação deve ser feita. Se você possui uma administradora de condomínios como a Exacto, é possível que eles tenham recomendações, ou ajudem nesse importante processo de escolha.
Lembre-se que escolhendo a pessoa certa, seu condomínio terá muito mais chances de prosperar!