A sustentabilidade já é um tópico que é amplamente abordado, mas muitas vezes não executado. Isso pode acontecer por fatores diferentes, como achar que o estado tem essa responsabilidade, ou simplesmente uma falta de informação dos gestores do condomínio.
A tecnologia trouxe soluções que além de ajudar o meio ambiente, ajudam a diminuir gastos fixos com um investimento relativamente baixo. Por isso, vamos ver soluções e alternativas que podem tornar o seu condomínio mais eco friendly e ainda diminuir seus gastos!
Energia
Muito além dos sensores de movimentos e as lâmpadas LED que são amplamente usados pela maioria dos condomínios (e se você não os usa, já está atrasado), temos outras soluções que podem ajudar a reduzir significantemente a sua conta de luz.
Uma primeira solução que pode parecer simples, mas nem sempre é aplicada, é a utilização de telhado transparente em certas áreas no condomínio. Isso faz com que o uso de energia elétrica durante o dia seja praticamente anulada. Além disso, claraboias e janelas altas também potencializam a iluminação solar.
Agora se você quer realmente trazer sustentabilidade, a sua melhor jogada é investir em energia solar. O Brasil possui um grande potencial relacionado a esse tipo de energia limpa, assim como a eólica. A instalação de sistema fotovoltaicos possui inclusive um sistema de financiamento pensando na fomentação dessa tecnologia. Grandes bancos tem seus projetos relacionados a energia solar, principalmente porque o retorno é praticamente certo. É possível reduzir muito a conta de luz, e em alguns casos, anular completamente.
Água
Em alguns condomínios a conta de água é um dos principais gastos. Trabalhar e utilizar soluções nessa área podem ajudar inclusive a lidar com situações de racionamento de água.
O primeiro passo sempre deve ser realizar uma manutenção preventiva em busca de vazamentos e outros problemas. Além de evitar o desperdício de água, no final do mês a conta de água vai sempre estar controlada.
O que podemos fazer para tentar reduzir esse gasto, é utilizando as famosas cisternas (sistema de captação de água da chuva). Assim como a energia solar, é necessário um investimento inicial, porém ao longo prazo todo o condomínio será beneficiado, tanto moradores quanto o próprio meio ambiente.
Uma solução que está cada vez mais popular também são as descargas e torneiras inteligentes. Esses dispositivos quantificam a água disponibilizada, evitando o desperdício pelo abuso.
Área verde comum
Cada vez mais estamos vendo os condomínios mais verdes, inclusive no sentido literal. E claro que isso não é apenas de enfeite, existe um motivo no qual é feito esse trabalho. A área verde comum é um espaço que agrega muito valor, além de possuir plantas e árvores que ajudam a purificar o ar e diminuir a temperatura do ambiente.
É possível também desenvolver uma horta comunitária com apenas alguns metros quadrados. Ela funciona como um espaço para estreitar laços e aprendizado enquanto produz alimentos orgânicos de baixo custo. Cada condomínio possui a sua peculiaridade, contudo existem projetos que possibilitam a horta serem feitas nos telhados, por exemplo.
Gostou dessas dicas? Compartilhe e leve essas ideias e sugestões para deixar seu condomínio ainda mais verde!